sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Estudos Sociais - Bom Jardim - Concurso Público - 2007

Estudos Sociais
41 - A professora demonstra que a sociedade é composta por diferentes grupos que ocupam e transformam o espaço a partir de relações de poder.
O conceito trabalhado em sala de aula é o de:
(A) cultura;
(B) território;
(C) natureza;
(D) meio ambiente;
(E) espaço geográfico.

42 - O Município de Bom Jardim está localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Devido à sua localização, seu clima sofre influência da altitude.
Sobre essa influência é correto afirmar:
(A) os lugares de altas altitudes têm maior capacidade de absorção de calor;
(B) nos lugares de baixas altitudes o ar é mais rarefeito;
(C) quanto maior a altitude do lugar menor será a temperatura do ar;
(D) nas altas altitudes a atmosfera é mais densa do que ao nível do mar;
(E) os lugares de baixas altitudes apresentam menor pressão atmosférica.

43 - A professora está realizando um trabalho sobre o Município de Bom Jardim com o objetivo de localizar e conhecer detalhes de lugares próximos e distantes. Para isso, ela resolveu utilizar mapas de escalas diferentes, o primeiro na escala de 1: 5.000 e o segundo na escala de 1: 10.000.
Comparando as escalas dos mapas ela pode concluir:
(A) o mapa de menor escala tem maior redução e mais detalhes do
lugar;
(B) no mapa de escala 1: 5.000 observam-se mais detalhes do
Município de Bom Jardim;
(C) a escala 1: 10.000 é a maior, pois observamos menos detalhes e maior redução dos lugares representados;
(D) no mapa de escala 1: 5.000 o Município de Bom Jardim foi reduzido, do seu tama-nho real, cinqüenta mil vezes;
(E) o mapa de escala 1: 10.000 possui mais detalhes e menor redução do Município de Bom Jardim.

44 - Na aula de Estudos Sociais os alunos observaram fotografias do Município de Bom Jardim e buscaram semelhanças e diferenças entre as paisagens, concluindo que:
(A) a paisagem é formada por variados elementos, porém não existem diferenças signi-ficativas entre os lugares;
(B) uma paisagem é caracteriza pelos elementos econômicos presentes em um deter-minado lugar;
(C) as particularidades existentes na paisagem de um lugar expressam-se pela sua condição natural;
(D) cada paisagem possui características que a tornam única e revela a história do lugar;
(E) as paisagens são distintas, influenciadas basicamente pelos elementos físicos como o relevo, a vegetação e o clima.

45 - Os alunos de uma escola pública realizaram um trabalho de campo saindo de Bom Jardim, visitando os municípios de Nova Friburgo, Duas Barras e Cantagalo. No mapa do estado do Rio de Janeiro traçaram o deslocamento que percorreram, em linha reta.


Utilizando os pontos cardeais e colaterais, a orientação correta
do trajeto percorrido foi:
(A) Sudoeste, Norte e Nordeste;
(B) Sudoeste, Noroeste e Norte;
(C) Noroeste, Noroeste e Sul;
(D) Sudeste, Norte e Noroeste;
(E) Sudeste, Sul e Noroeste.

46- Observe o mapa do estado do Rio de Janeiro:



A Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro e a região onde se localiza o Município de Bom Jardim estão, respectivamente, marcadas pelos números:
(A) I e III;
(B) I e IV;
(C) II e VII;
(D) V e VIII;
(E) V e VI.

47- “O início do período republicano da História do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O Rio de Janeiro não escapou desta situação.
A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta de saneamento básico.
Este fato desencadeava constantes epidemias. A população de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a
principal vítima deste contexto.
Preocupado com esta situação, o então presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e de reurbanização do centro da cidade, o que provocou manifestações populares com graves repercussões nas ruas da cidade. Bondes foram destruídos, prédios públicos foram apedrejados e a desordem espalhou-se pela cidade.”
O texto relata uma importante passagem na história da cidade do Rio de Janeiro que ficou conhecida como:
(A) Revolta da Vacina;
(B) Revolta do Forte;
(C) Revolução de 1930;
(D) Passeata dos 100 mil;
(E) Intentona Comunista.

48- A partir da década de 40, o processo de industrialização do Brasil se intensi-ficou provocando significativas transformações na distribuição espacial da população e na organização do território nacional.
Assinale uma transformação na distribuição espacial da população e uma transformação na organização do território brasileiro, respectivamente:
(A) o aumento do crescimento vegetativo e o da urbanização;
(B) a formação de uma rede urbana e a intensificação das migrações;
(C) o processo de urbanização e o de integração do território;
(D) o aumento do fluxo de imigrantes e a modernização da agricultura;
(E) a substituição de importações e a formação dos complexos regionais.

49-





Os quadrinhos servem para o professor do Ensino Fundamental ilustrar, corretamente, o conceito de:
(A) divisão internacional do trabalho;
(B) propriedade coletiva dos meios de produção;
(C) economia comandada pela lei da oferta e da procura;
(D) setores de atividade econômica;
(E) divisão social do trabalho.

50 - Os mapas a seguir mostram a distribuição da população no território brasileiro em dois momentos distintos:



A análise dos mapas permite concluir que, entre 1940 e 1990, ocorreu no Brasil um processo de:
(A) concentração industrial;
(B) regionalização da economia;
(C) periferização urbana;
(D) interiorização do povoamento;
(E) explosão demográfica.

Questão 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
Gabarito B C B D A B A C E D
Prova de Professor de 1a A 4a Série

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